A Bruna fez o artigo das séries de comédia favoritas dela, e eu disse que ela era chata porque ela tem tipo 3 séries só que ela acha engraçada, então eu estou aqui trazendo as minhas séries engraçadas, em um top 5. 2 Broke Girls não vai estar nessa lista, mas fica aqui como menção honrosa, porque eu acho que foi a única série de comédia que eu via que era ruim e mesmo assim não conseguia parar de ver, e também porque eu achei que seria engraçado botar como capa do artigo uma série tão conhecia por ser ruim assim, agora para a lista de verdade.
Número 5 - Todo Mundo Odeia o Chris
Eu acho que tem poucas séries de comédia que nós víamos nos canais abertos quando a gente era criança/adolescente que ainda se sustentam como realmente engraçadas até hoje, e Todo Mundo odeia o Chris é uma dessas. Eu acho que a razão pela qual essa série se tornou um fenômeno tão grande aqui no Brasil (ela não não tem nem remotamente o mesmo nível de fama nos Estados Unidos), é porque enquanto o EUA tem mais classicismo, aqui a maioria de nós consegue se identificar facilmente com a situação de vida do Chris e com a família dele. Não é atoa que a Rochelle parece um pouco com a mãe de todos nós, meu pai não é maníaco por preço nem nada mas ele tem outras características que são muito parecidas com o Julius, e embora eu não tenha irmãos eu sei bem que é uma situação bem comum a irmã/irmão mais novo irritante, o irmão que é mais interessante e descolado, e todos nós nos identificamos com o Chris, sendo apenas aquela pessoa comum tentando lidar com os problemas da vida, ele não tem nada de especial, e é isso que faz dele tão reletable. A série também toca em temas bem pesados com um humor que funciona, ela não precisa de um aviso quando vai entrar em um tema pesado, ela só entra, faz as piadas, mostra como era a situação naquela época sem segurar nada, e é isso, simples assim. O elenco da série é ótimo, eu não acho que tenha um ator que não é engraçado no show, e grande parte pela qual a série se tornou tão popular foi os personagens secundários da série e suas frases de efeito, o Sr. Omar, Golpe Baixo, Malvo, Perigo, Jerome, Caruso, Greg, a senhorita Morello que é uma descrição perfeita da moça branca que quer ser a salvadora dos negros, e quem diria o quanto de pessoas assim existiram nos tempos atuais, dentre tantos outros personagens memoráveis que existem por toda a Bed Stuy. A Record acertou em cheio em trazer essa série pro Brasil, e ainda bem que nós tivemos contato com uma comédia tão boa que apesar de americana fala tão bem com os costumes daqui.
Número 4 - Um Maluco no Pedaço
Essa é um clássico, compete facilmente pelo título de melhor sitcom dos anos 90, e criou uma das maiores estrelas do entretenimento, Alfonso Ribeiro e sua dança do Carlton que atravessa gerações, ah, e o protagonista também fez uns filmes bons por ai. Essa é uma daquelas séries que parece mais atual agora do que quando foi feita, os discursos são mais atuais que nunca, as criticas sociais, até o jeito que o Will se veste é basicamente a moda de agora. Eu assisti essa série aleatoriamente no SBT como todo mundo, e depois vi ela toda em uma stream no youtube que passava os episódios 24 horas (bons tempos) e acho que a minha coisa favorita da série é a evolução de personagem do Will, ele vai de um adolescente bem imaturo que é até irritante as vezes para um completo adulto que não abandona a personalidade animada dele mas que se torna uma pessoa bem mais responsável. Os outros personagens são igualmente incríveis, quando eu era criança e assistia eu achava o Carlton chato, agora acho que todo mundo devia ser tão bobo e divertido como o Carlton, o Jeffrey com seu humor britânico sarcástico é secretamente o MVP do show, e o personagem do Tio Phill é um dos melhores pais da ficção e a atuação do James Avery na série toda é excelente, como diria o J. Cole, rest in peace Uncle Phil, for real, you the only father that i ever knew. Tem todas as cenas sérias do show também que são bem conhecidas, principalmente aquela do Will falando sobre o pai dele, que é de longe a melhor atuação da carreira toda do Will Smith, e deve ser a cena mais triste de qualquer série, tipo ever, todas as cenas que tocam em temas sérios como racismo, classicismo, drogas, álcool, e coisas do gênero são muito bem escritas, isso porque os personagens são muito bem escritos, não tem nenhum exagero, então você vê eles entrando nessas situações naturalmente sem precisar de um disclaimer pra fazer a transição da parte de comédia para a parte de drama... eu falo muito disso porque um monte de série atual faz isso e é uma coisa que me irrita pra caralho. Um Maluco no Pedaço não é apenas top 5 das minhas séries de comédias favoritas, na minha opinião é top 5 melhores séries de comédia de todos os tempos, tem ótimos personagens, um ótimo roteiro, ótimas quebras de quarta parede, um monte de participações especiais, Chris Rock, Queen Latifah, Tom Jones, Oprah, Jay Leno, dentre muitas outras, é uma das coisas mais marcantes saídas dos anos 90, e envelheceu muito bem, sendo talvez tão popular nos dias de hoje quanto o próprio Will Smith.
Número 3 - Friends
Eu gosto de Friends, eu não me considero um fã de Friends, porque eu acho que ser fã de Friends ou odiar Friends virou um traço de personalidade, essa série não é sequer uma série mais, é um pedaço de discussão, uma coisa para as pessoas terem expectativas irreais baseadas nos dias de hoje sobre uma peça de entretenimento que não estava tentando fazer qualquer critica já na sua exibição, ou para as pessoas defenderem o quanto ela estava a frente do seu tempo quando obviamente ela não estava, isso é tão grande que eu estou aqui perdendo tempo falando disso ao invés de falar do que eu gosto na série. Eu acho que o maior mérito de Friends são os personagens e a química entre eles, cada um deles tem o próprio jeito e isso faz você se identificar um pouco com cada um, e faz a interação entre cada um deles única, Rachel e Chandler é uma das combinações que menos aparecem no show, e eu adoro as cenas deles juntos tanto quando Joey e Chandler. No fim esse é o grande charme de Friends, é simples, é apenas um grupo de amigos vivendo suas vidas juntos, é algo que você pode relaxar por algumas horas vendo, eu lembro que via sempre quando eu chegava da escola e era ótimo pra dar umas risadas depois de ter que acordar de manhã e passar por sei la quantas aulas. Outro ponto de eu gostar tanto de Friends é que o humor da série simplesmente funciona para mim, a série não é perfeita, tem vários defeitos no decorrer dela, eu odiei a coisa toda da Rachel com o Joey, e o Ross ter virado um personagem tão caricato, e o Joey tão burro, mas ainda na época em que os plots eram ruins e alguns personagens tenham ficado extremamente exagerados, eu ainda gostava das piadas, elas me pegavam de surpresa e me faziam rir, as punchlines são simples mas efetivas, é difícil ter tido um episódio que não me fez rir pelo menos umas 3 vezes. Enfim, eu odeio quando qualquer tópico sobre Friends aparece na minha TL no twitter, mas eu assisto os dvds que eu tenho da série toda hora quando eu to entediado... sabe, será que eu posso só assistir a série??? sem me importar com mais nada??? será que os intelectuais da internet me permitem isso??? filhos da puta... do que que eu tava falando mesmo??? ah é, a série é muito divertida, tem ótimos personagens, grandes momentos que ficaram imortalizados na cultura pop, é a ultimate comfort série, MEDALHA DE BRONZE PRA ELA.
Número 2 - Californication
Eu já falei de Californication várias vezes nesse blog, já fiz até um ranking de todas as temporadas, então não é muita surpresa que essa fique bem perto na competição pela minha série favorita. O que eu gosto de Californication é que o pano de fundo é a típica série do protagonista pegador que sempre se da bem, mas o personagem do Hank é tão bem escrito que a série vira quase uma desconstrução de clichês típicos desse tipo de show, com o personagem principal sendo esse cara maluco que ta com a vida completamente fudida tentando salvar as relações dele com a ex mulher, a filha e os seus amigos do jeito que dá, e isso cria situações hilárias que faz com que o humor da série me faça rir toda hora. Tirando o Hank que eu falo sempre como ele é engraçado com o jeito descontraído e sarcástico dele, o resto do elenco também arrasa, o melhor amigo dele o Charles, aka o agente careca, tem um arco de personagem tão ou até mais engraçado do que o do Hank, e ele vai ficando cada vez mais bizarro e engraçado nos fetiches dele, o que eu acho que funciona na série, ele ficar ainda mais exagerado e maluco com o tempo, a esposa dele, a Marcy, outra personagem muito engraçada, ela também é uma porraloca que faz um monte de merda na série, inclusive o arco que ela fica viciada em cocaína é um dos que mais me fez rir, e a Becca, filha do Hank, também tem uma evolução bem maneira, já que ela começa como a criança espertinha, que evolui pra rebelde que usa camisa de rock, e depois fica deprimidona, é dela alguns dos melhores momentos da série, e eu acho que fica um buraco ali quando ela sai do show. Californication nem de longe é uma série perfeita, como eu disse quando rankeei as temporadas, ela se arrastou por tempo demais, porém as três primeiras temporadas são comedy gold para mim, já assisti elas inteiras várias vezes e continuo rindo da mesma forma que ri da primeira vez, depois disso tem momentos bem engraçados nas quatro temporadas seguintes que vem depois dessas, e mesmo na fase não tão boa do show o personagem do Hank continua divertido como nunca. Californication é uma grande série porque ela pega a proposta simples do protagonista mulherengo e transforma isso em uma história sobre um cara quebrado fazendo merda e tentando concertar, com muito humor negro por trás, e uma trilha sonora sensacional tocando os grandes clássicos do rock, toda a série tem uma pegada bem rock n roll na verdade, tanto na estética quanto na narrativa dela e isso é muito cool. Californication é foda, série bem underrated, e eu espero que continue underrated para que o pessoal que faz página de macho alpha na internet nunca descubra o Hank e estrague ele.
Número 1 - Community
Community é perfeita, a série parece ter sido feita pra mim porque tem absolutamente tudo que eu gosto, e desconstrói os clichês que eu não gosto, por exemplo: eu nunca liguei pra casal em série de comédia e odeio triângulo amoroso, e a série joga um casal oficial no Jeff e na Britta no começo, mas que logo se desfaz, e ninguém mais fala disso, até a gente saber que os dois estão transando por cerca de 1 ano e nem os personagens muito menos nós o público tínhamos qualquer pista disso, o que não só é bem engraçado como faz total sentido com as atitudes dos dois personagens, e no fim o verdadeiro casal oficial do show nunca realmente é oficializado, sendo sempre um "e se", o que eu também acho bem mais interessante do que eles simplesmente namorarem. O grande ponto de Community é que ele acerta em todas as áreas de comédia que tenta, as piadas nos diálogos são tão bem feitas e rápidas que é muito capaz de você ter perdido várias na primeira vez que assistiu, as piadas visuais são muito bem construídas e a performance corporal do elenco vende elas melhor ainda, e no fim toda a sinopse de personagens diferentes em uma faculdade comunitária é só um pano de fundo para que o show brinque com todo cenário possível, fazendo parodias de filmes de máfia, faroeste, ficção cientifica, zumbis, e o que mais tiver para se zuar, de um jeito que só faria sentido dentro do universo dessa série. Os personagens são outra coisa perfeita para mim, de longe é o melhor grupo de amigos de qualquer série, cada um deles tem sua bagagem de defeitos e qualidades que contrabalanceia a do outro e faz com que o grupo consiga se manter estável, e a série tem tantas piadas e momentos engraçados de cada personagem que eu já vi Community 3 vezes, e em cada uma das vezes eu prestei atenção em um personagem diferente (Abed, Jeff e Troy respectivamente) e descobri coisas novas sobre eles que eu não tinha percebido antes, eu também adoro a evolução deles, eu adoro como a Britta vai da típica protestante que quer fazer tudo certo para virar a mais pateta do grupo, ou como o Jeff vai do cara sério no meio daquele lugar maluco para se tornar o cara mais maluco do lugar as vezes, ou nas vezes em que o Troy demonstra mais inteligência emocional que todo mundo ao redor dele, ou quando eles tocam nas dificuldades de ser o Abed ao invés de apenas mostrar ele como o típico cara diferente do grupo, eu acho que é a única série em que tudo que podia ser explorado desses 7 personagens é explorado. Eu não consigo dizer em palavras o quanto eu gosto de Community, não é apenas minha série favorita de comédia, é a minha série favorita, ponto, e parafraseando a Alison Brie quando ela falou sobre trabalhar na série na reunião do show: o tanto de diversão que eu tive assistindo Communtiy não tem nunca como ser superada por outra série, então número 1, com certeza.
NOSSA HSHSHSHSHSHSHSHSHSHSHSHSHSHSHHSS seria tão fácil se a única coisa que me fizesse chata é n ver tanta graça em série de comédia
ResponderExcluirDepois desse desabafo eu vou lembrar de nunca mais mencionar a série para você anotado