TOP 10 - Os Meus Personagens Favoritos de Séries


Ai esta um top 10 que eu sempre quis fazer, na verdade eu acho que a minha coisa favorita de qualquer série são bons personagens, em toda trama que eu assisto eu escolho alguém para acompanhar ou torcer, e as vezes eu assisto a série toda só por causa de um personagem especifico que eu gosto muito. Para essa lista ser mais diversificada eu coloquei a regra para mim mesmo de colocar apenas um personagem por série. Então, depois de muito pensamento e mudar esse top umas 20 vezes ao longo dos anos, e dentro do próprio post, essa é a minha lista de personagens favoritos de todas as séries que eu já vi.
 

10.Darius (Atlanta)


Qualquer um que assistiu Atlanta concorda que o Darius rouba os holofotes em todas as cenas em que ele aparece. O melhor amigo/comparsa do Paper Boi e mais tarde amigo do personagem principal Earn, é o típico drogado filósofo, ele ta sempre desligado da realidade filosofando sobre a vida e fazendo comentários sem sentidos para as outras pessoas, ele é despreocupado até nas situações mais tensas e na maioria das vezes nem parece saber o que ta acontecendo. Nunca é claro na série se ele é extremamente inteligente ou ele pensa que é porque ele ta sempre chapado, as vezes ele acerta completamente em coisas que os outros personagens não conseguiam enxergar, e as vezes ele só ta falando coisas que parecem sem sentido sobre a vida, e é isso que faz ele tão interessante. Também é essa personalidade do Darius que faz com que ele não precise estar no enredo principal da série, tendo vários episódios em que ele é dono da história secundária, e o na minha opinião melhor episódio de toda a série (até agora) é focado nele, Teddy Perkins, se você quer uma introdução sobre o quanto Atlanta é genial veja esse episódio, você não precisa de nenhum contexto da série para isso, apenas veja. Acho que muito do sucesso do Darius vem do ator dele, o Lakeith Stanfield, que pelo que eu já vi dele em entrevistas é igualmente despreocupado com a vida e com esse carisma estranho igual o seu personagem na série. Ah, e o Darius gosta de Stevie Wonder, é o homie perfeito para você chamar para um rolê.   


9.Villanelle (Killing Eve)


A Villanelle é a única vilã na minha lista, mas qualquer um que assistiu Killing Eve concorda que é impossível não torcer por ela, mesmo que ela seja literalmente uma psicopata cujo o trabalho é matar pessoas, mas que também mata pessoas por pura diversão ou quando ela esta entediada. Mas o que faz a Villanelle tão interessante assim??? primeiro que ela é muito engraçada, como ela é uma psicopata e não entende direito como os sentimentos das outras pessoas operam, a maioria do humor da série vem da interação dela com pessoas que ela esta próxima de matar, com ela estando extremamente calma e jogando piadas enquanto o alvo dela sempre esta desesperado. Segundo que ela é muito divertida de se assistir, a personagem é quase uma criança no corpo de uma mulher, ela ta sempre se distraindo no meio de conversas, costuma se animar com as coisas mais mundanas, e parece ta sempre procurando uma forma de tornar seu trabalho o mais divertido possível, o que faz você querer entender como ela funciona exatamente, já que ela não é uma pessoa normal, então ela até pode fingir se comportar como uma pessoa comum, mas quando ela realmente é ela mesma, ela é uma pessoa animada, despreocupada, e que esta interessada só no prazer momentâneo de matar alguém. A série também faz um ótimo trabalho humanizando ela, não fazendo ela parecer apenas uma assassina cool e badass, mostrando a dificuldade dela em sentir emoções reais e o quanto a própria existência dela é angustiante para ela mesma, porque apesar dela estar constantemente tentando se divertir matando e sendo uma cuzona em geral, ela ainda não sente nada e esta completamente vazia no fim do dia. A Jodie Corner realmente MATA nesse papel, fazendo uma vilã engraçada, egocêntrica e super carismática que você só quer ver o que ela vai fazer em seguida, com certeza é ela quem faz Killing Eve um show tão especial de se assistir.
   

8.Dr. House (House)


O Dr. House é o primeiro personagem que eu realmente prestei mais atenção vendo série, e é com certeza o meu favorito desse arquétipo de anti heróis protagonistas de séries que surgiu no final dos anos 2000. Eu assisti os episódios da série primeiro quando passava na Record, e quando eu era criança tudo que eu achava do Dr. House era que ele era engraçado pra cacete, depois que eu fui percebendo a complexidade do personagem, com na verdade ele tendo uma misantropia para com todos a sua volta (exceto o Wilson mais ou menos), e a sua infelicidade progredindo mais e mais conforme a série avança. Eu gosto muito de personagens inteligentes que tiram deduções improváveis e acertam, e é ai que o Gregory House realmente me ganha, afinal a série é fortemente baseada nos livros do Sherlock Holmes e o House é a versão do detetive só que na medicina, com ele tirando diagnósticos improváveis praticamente todo episódio, e sendo aquele típico clichê de gênio difícil de se trabalhar, já que por um lado ele é o melhor no que ele faz, mas ele quer fazer o que ele faz do jeito dele, o que foge totalmente das normas do hospital e as vezes até da lei. A série pode não ter se mantido no mesmo nível as oito temporadas mas para mim o personagem principal se manteve, saindo várias vezes da sua zona de conforto, não por escolha dele, com o público descobrindo mais e mais sobre o seu passado e porque ele se tornou assim. Tem uma frase que o House usa muito na série que tal assunto é muito chato, e o personagem do doutor sarcástico que quer fazer diagnósticos sem nem ver os pacientes, conseguiu se manter interessante e divertido até o final. 


7.Jessica Jones (Jessica Jones e Defensores)


Eu não sou um grande fã do mundo dos super heróis, mas eu nem considero Jessica Jones uma série sobre super heróis, a personagem principal não é uma heroína que é uma detetive, ela é uma detetive que usa os seus poderes como vantagem para facilitar o seu trabalho. A Jessica tem os dois atributos que eu mais gosto em um personagem, ela é muito inteligente e ela é badass pra caralho. O primeiro vilão que ela tem que enfrentar é um cara que pode controlar a mente de qualquer pessoa ao redor dela, inclusive a dela, então ela tem que ser muito esperta para armar um plano para pegar ele, e ela é o estilo mais clássico de um badass, ela ta sempre com uma jaqueta de couro, bebendo um monte de whisky barato e não quer ser incomodada, isso que inclusive é o que mais persegue ela durante as 3 temporadas da sua série e os Defensores, ela só quer fazer o seu trabalho como detetive e ficar dboa na sua casa enchendo a cara, mas ai vem um problema bater na porta dela, e ela se vê obrigada a entrar no meio daquilo, porque apesar dela não se considerar uma heroína, é a coisa certa a se fazer. Outro ponto bom da personagem é que a Jessica é muito engraçada, isso é usado mais nos Defensores onde ela é quase o alivio cômico da série, porque ela ta sempre de saco cheio fazendo uns comentários sarcásticos para todos os outros heróis e querendo ir embora pra casa. Como eu disse eu não sou muito fã do universo dos heróis soltando poderzinho, mas eu adoro a série da Jessica Jones, eu assisti ela inteira duas vezes, e claro que 90% do apelo para mim é a Jessica, que é extremamente competente no ramo da investigação, ao mesmo tempo que consegue cair na porrada com qualquer pessoa por causa dos seus poderes, além disso né, ela adora tomar uma, algo que eu com certeza consigo me identificar. 


6.Tyrion Lannister (Game Of Thrones)


Se as pessoas soubessem o quão perto o Joffrey chegou de pegar o lugar de meu personagem favorito de Game Of Thrones elas ficariam enojadas... Como eu disse personagens inteligentes e espertos são a minha coisa, e não tem ninguém mais inteligente no mundo de Game Of Thrones do que esse anão. Nascendo em uma família extremamente poderosa mas por causa da sua deficiência de crescimento que faz com que a maioria dos seus parentes desprezem ele, Tyrion precisa ser muito inteligente para sobreviver, escapando várias vezes da morte apenas fazendo acordos e sendo mais esperto que os seus adversários. Se tem uma coisa que eu também adoro em séries ou filmes é monólogos, e o Tyrion é dono dos melhores monólogos em GOT, olhe por exemplo o seu discurso na batalha de Blackwater, ou o seu discurso durante o julgamento, são cenas que não saem da memória. O Tyrion também é quem passa por mais estresse emocional durante toda a série, e são nelas que o Peter Dinklage mostra porque ganhou Emmy atrás de Emmy de melhor ator, de longe as melhores atuações de toda a série. O Tyrion também é muito engraçado, as vezes ele é o alivio cômico das cenas, porque em 70% das cenas dele ele ta bêbado contando piadas e sendo sarcástico com tudo a sua volta, o que também é um dos mecanismos de defesa dele. Logo nas suas primeiras aparições o Tyrion mostra que é um personagem diferente de todos ali, enquanto ta todo mundo obcecado por poder e esfaquear uns aos outros pelas costas ele ta lá se enchendo de bebida com um monte de puta, e mais tarde sendo o mais consciente da sua família tentando manter tudo em paz. Esse anão é foda, é dele todas as minhas cenas favoritas na série, os discursos, as piadas, tudo embalado em uma atuação impecável do seu ator, eu não teria gostado tanto dessa série se ele não estivesse nela. 


5.Tig (Sons Of Anarchy)


Nem eu sei porque eu gosto tanto do Tig, eu só sei que desde sempre ele foi meu personagem favorito do grupo de motoqueiros. Se eu tivesse que tentar descobrir o porque eu gosto do Tig (e eu tenho, é basicamente todo o propósito desse artigo), seria porque ele é um dos personagens mais humanos da série, ele é de longe uma das pessoas que mais faz merda, mas essas merdas ou são causadas pelo seu comportamento impulsivo, ou são ordens de outras pessoas, e ele sempre sente uma quantidade gigante de remorso depois que ele percebe as cagadas que ele faz. O Tig também é um dos personagens mais engraçados de toda a série, não só ele é bem sarcástico, fazendo um monte de piadas até nos momentos de mais tensão, ele também é um tarado que vai querer fazer sexo com qualquer coisa que se mova, e faz várias piadas sobre isso também. Eu também adoro a amizade dele com o Jax, os dois claramente não se gostam muito desde o principio por causa do Tig ser o braço direito do Clay, mas ainda assim os dois tem uma irmandade por causa do clube, e isso continua por a série toda, com o Tig ajudando o Jax sem pensar inúmeras vezes, e mais tarde o Jax retribuindo esse favor, com os dois sendo basicamente irmãos distantes mas que vão fazer qualquer coisa para proteger um ao outro, uma das relações mais underrateds da série na minha opinião. A lealdade do Tig para com o grupo é outro ponto muito importante do personagem, ele pode ser um sociopata que adora entrar em perseguições e brigas, mas ele é sempre leal aos interesses do clube, fazendo qualquer coisa para manter o equilíbrio de poder ali, mesmo que ele mesmo não queria fazer. Mesmo na época que a série não tava me interessando tanto com o plot dela, eu sempre me divertia com as cenas em que o Tig aparecia contando uma piada em um momento de tensão, fazendo um comentário politicamente incorreto, ou apenas se divertindo em uma briga. Eu gosto de praticamente todos os personagens de SOA, mas o Tig sempre vai ser o meu favorito.


4.Saul Goodman (Breaking Bad e Better Call Saul)


Como eu disse quando eu rankeei as temporadas de Breaking Bad, desde o primeiro momento que eu vi o Saul Goodman eu soube que ele ia ser o personagem que eu ia seguir na série, aquele advogado bem humorado e cheio de piadas que parecia bem mais inteligente que todo mundo que a gente tinha visto na série até aquele momento, todo mundo viu que ele deixou uma ótima primeira impressão no momento em que ele apareceu no episódio que tinha o seu nome. A partir dali o Saul se tornou um dos personagens centrais da história de Breaking Bad mostrando o quanto ele era esperto, salvando o Walter e o Jesse inúmeras vezes com os seus planos, e o quanto lealdade era uma coisa importante para ele, se mantendo do lado dos dois personagens principais mesmo em situações em que ele poderia facilmente entrega- los. Outro artificio que faz o Saul tão interessante é o quanto a sua "persona" é calculada para dar a vantagem para ele, porque por fora ele é um advogado em roupas coloridas com os piores tipos de clientes possíveis para defender, o famigerado advogado de porta de cadeia, mas depois a gente vê que ele é infinitamente mais competente que esse tipo de advogado, e toda essa apresentação dele só serve para fazer as pessoas duvidarem das suas habilidades como advogado e assim ele conseguir facilmente livrar os seus clientes de problemas. Só por Breaking Bad o Saul já estaria na minha lista de melhores personagens, mas provavelmente não tão alto se não fosse o seu spin off Better Call Saul, onde nós conhecemos o Saul antes de ser o Saul, Jimmy Mcgill, um advogado que trabalha a margem da lei mas que se esforça para se manter uma boa pessoa e um bom advogado, e vemos lentamente esse cara se transformar no advogado completamente imoral que lava dinheiro para o Walter e o Jesse no futuro, trazendo ainda mais complexidade para ele. O Saul é o personagem mais engraçado do universo de Breaking Bad, ele é basicamente o alivio cômico da série do Walter, e continua sendo extremamente engraçado na sua própria série, fazendo inúmeras referências e tiradas sarcásticas todo episódio, ele ainda é muito inteligente, e consegue armar uma estratégia/golpe melhor do que qualquer pessoa. Tem muitos advogados fodas na ficção, mas se eu tivesse que escolher um deles para me ajudar, eu ligaria para o Saul.


3.Hank Moody (Californication)


O personagem principal de Californication é o típico pegador de série de comédia, mas ao contrário da maioria dos personagens desse tipo, essa não é a única característica do Hank. Como a série é comédia com momentos de drama, o Hank começa ela cheio de problemas, ele acabou de se separar da esposa que ainda ama e que já esta com outro, ele tem que criar a sua filha pré adolescente, e ele ta com um bloqueio criativo de escrita o que nas próprias palavras dele é uma merda, já que ele ganha dinheiro sendo um escritor. A gente vê o Hank na primeira temporada lidando com todos esses problemas com muito bom humor, e um jeito bem leve de viver, ele ta na merda, mas ele não deixa isso abalar a confiança dele, sendo bem porralouca e se metendo em ainda mais problemas enquanto ele tenta concertar os que ele ja tem, mas sem perder toda a sua coolzisse. Acho que a melhor coisa sobre o Hank é que o jeito descontraído e espirituoso dele é o que faz todos os personagens gostarem dele, ele pode ser o maior cuzão do mundo e ainda assim ser tão divertido que você não tem escolha a não ser perdoar ele. Assim como outras séries dessa lista, eu acho que Californication poderia ter acabado bem antes do que realmente acabou, mas o personagem do Hank nunca é prejudicado com a queda de criatividade da série, no geral isso até ajuda ele, colocando ele em situações fora do ciclo normal dele e fazendo ele ser ainda mais engraçado, quando ele lida com os tipos mais bizarros que Los Angeles tem a oferecer. O Hank seria o cara que você chamaria para um churrasco mesmo sabendo que ele daria em cima de praticamente todas as mulheres ali e poderia inevitavelmente causar uma briga, valeria a pena por causa dessa aura de "foda- se tudo" que ele tem, e o quão engraçado e divertido ele é em todo tipo de situação. Dos tantos "pegadores" que surgiram em séries dos anos 2000 o Hank para mim é o mais divertido, e mais complexo, talvez por isso a internet ainda não estragou ele fazendo ele virar um símbolo de páginas de macho alfa e essas bobagens. É do Moody a medalha de bronze MOTHAFUCKAAAAAAAAAAAAAAAS.


2.Abed (Community)


Aqui fica muito difícil para mim porque o número 1 e 2 da minha lista constantemente mudam de posição, então espiritualmente os dois são o meu primeiro lugar. O Abed é um dos personagens mais únicos que já foram feitos. Só o conceito de um personagem viciado em televisão que vive a sua vida como se tivesse em uma série, parece complicado demais para funcionar, ainda mais difícil é fazer esse personagem ser engraçado, mas o genial Dan Harmon consegue fazer não apenas o Abed funcionar no mundo de Community, como ser discutivelmente o personagem mais engraçado de toda a série. Toda a coisa do Abed é que ele foi criado pela televisão, ele não sabe como funciona o mundo real ou as pessoas, e então ele tenta colocar as regras de clichês de séries na vida real, o que resulta em todo tipo de situação hilária, como ele fazendo personagens diferentes para lidar com situações que ele mesmo não consegue, recriando cenas e momentos de filmes que ele gosta, criando uma máfia para roubar frango frito só porque ele sempre quis estar em um filme de máfia, e até se vestindo de Batman mais de uma vez e agindo como o personagem, é incrível. Porém o Abed é bem mais complexo, muitos episódios são focados nos problemas psicológicos dele, na dificuldade dele em aceitar mudanças, de se conectar com os sentimentos das pessoas, e de entender como o mundo a sua volta funciona, e é ai que a escrita do personagem fica ainda mais genial, porque o Abed só vai operar de acordo com um conjunto de regras que eles mesmo criou e ninguém entende além dele mesmo, e por mais que isso torne ele adorável e muito carismático, uma pessoa que todo mundo quer ter por perto, também causa problemas não só para ele como aos amigos em volta dele. É do Abed os momentos mais emocionantes da série, e são todos no tom perfeito, porque normalmente o próprio Abed não sabe que esta passando por um pela sua indiferença emocional, o que faz ele agir de maneira fria ou exagerada, o que deixa a situação toda também engraçada. Community é minha série de humor favorita, na verdade eu acho que é minha série favorita de qualquer gênero, e foi basicamente o Abed que me vendeu a série, com o meu amigo Gabrinho mandando vários momentos do Abed sendo... o Abed e eu decidindo que veria aquela série pra ver o que mais ele podia aprontar. Community é uma das poucas séries de grupos de amigos em que nenhum personagem é odiável, eu poderia colocar qualquer um dos 6 aqui (e o Chang... e o Dean), mas o Abed é o que faz essa série ser especial, então o lugar é merecidamente dele #SixSeasonsAndAMovie.


1.Chandler (Friends)


Friends foi a primeira série de comédia que eu vi fora da programação SBT/Record, e eu lembro de ter achado o Chandler tão engraçado que eu achei que ele não era do elenco principal, ele era uma participação especial que aparecia em alguns episódios, não era possível que ele podia ser tão engraçado e ter tantas piadas em todo episódio, e ele tinha. O traço de personalidade que mais define o Chandler é o seu sarcasmo, mas diferente de basicamente todos os personagens dessa lista o seu sarcasmo não é maldoso, ele não faz para se mostrar mais inteligente que ninguém, ele faz porque é o mecanismo de defesa dele para situações tensas, ou porque ele simplesmente não consegue se segurar, fazendo com que até os amigos dele consigam antecipar que ele vai fazer uma piada e chamar ele de "funny man" quando ele faz piadas enquanto esta todo mundo desesperado. Diferente de Community Friends é uma série com vários personagens que você pode escolher odiar, mas até hoje eu nunca encontrei alguém que odeie o Chandler, e para mim o motivo disso é que ele tem vários medos e inseguranças que todos nós vamos ter em um momento da vida, todo mundo alguma hora vai ter medo de morrer sozinho, vai ter dificuldade em se comprometer a um relacionamento, trabalhar em um emprego que não gosta só por causa do salário, mascarar inseguranças com humor, e o Chandler consegue passar por cada um desses tópicos e ter a melhor evolução de toda a série, conseguindo trabalhar com algo que gosta, casando com a pessoa que ele descobre que ama ao longo da série, e se tornando uma pessoa bem confiante (nada disso é spoiler a série acabou em 2004), enquanto ainda continua sendo um personagem engraçado e carismático em meio a todas essas evoluções. Eu coloco o Chandler em primeiro lugar porque primeiro que eu conheci ele bem antes do Abed, eu assisti Friends quando eu era pré adolescente e Community quando eu já era adulto, e segundo que eu peguei muito mais do humor do Chandler, quando eu assisti a série pela primeira vez eu só queria ter as mesmas tiradas rápidas dele, hoje eu não acho que é mais meu tipo de humor, mas por muito tempo moldou bastante da minha personalidade, e isso merece o primeiro lugar. Hoje em dia a internet estragou Friends ao ponto que não é mais uma série, é um tema de debate, é algo chato que você precisa ter uma opinião sobre, mas eu ainda assisto algumas temporadas da série de vez em quando, muito disso porque eu ainda dou risada com todas as piadas do Chandler.  


Menções Honrosas:
Misty Day (American Horror Story: Coven e Apocalypse)
April Ludgate (Parks and Recreation)
Charlie Harper (Dois Homens e Meio)
Robin (How I Met Your Mother)
Max Black (2 Broke Girls)
Lew Ashby (Californication)
Walter White (Breaking Bad)
Leon (Mr. Robot)
Billy Butcher (The Boys)
John Shelby (Peaky Blinders)

Comentários

  1. Abed >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Pq o Abed é foda até qnd o Donald Glover interpreta ele qnd eles trocam de corpo numa sexta feira muito louca, e estou esperando o quadro sobre a Robin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abed realmente é o maioral, seja fazendo sua máfia de frango frito ou investigando se o Nicolas Cage é um bom ou um mau ator. Artigo sobre a Robin com certeza vai sair só pra mostrar pros PALHAÇOS que não gostam dela que ela carrega aquela série nas costas.

      Excluir

Postar um comentário