A abertura de uma série é uma parte muito importante da identidade visual dela, além de claro, apresentar para o público o tom que aquela produção vai ter, vai ser uma série alegre??? tensa??? épica??? você consegue descobrir tudo isso nos créditos iniciais se eles forem bem feitos. Desde sempre temos aberturas memoráveis para os tv shows, e hoje, abrindo meus trabalhos aqui nesse blog, eu vou listar as que são na minha opinião as 10 aberturas mais icônicas que já foram feitas para seriados.
10.Better Call Saul
O spin off de Breaking Bad sobre o advogado Saul que na sua série se chama Jimmy, tem uma abertura muito criativa. Com um riff chiclete que fica na sua cabeça a série mostra diversas intros diferentes, com muitas delas refletindo a moralidade dúbia do nosso advogado favorito, como cinzas de cigarro sendo colocadas na balança da senhora da justiça, uma tarântula rastejando para fora de uma das gravatas roxas características do Saul, ou os celulares pré pagos do Saul vibrando na sua gaveta. Não só o tom todo colorido e low budget dessas aberturas fazem parecer como se o próprio Saul tivesse dirigido elas, como tem um detalhe bem legal, com as intros ficando cada vez mais com glitches em preto e branco, e as imagens mais e mais distorcida conforme cada temporada avança, mostrando o quanto o personagem esta afundando cada vez mais na imoralidade. Com apenas alguns segundos as intros dessa série mostram completamente o espirito do que é o carismático Saul Goodman, e nos faz querer acompanhar a sua jornada de Jimmy até o advogado que vai se envolver com o Walter White no futuro.
9.Friends
Com a música "I'll Be There For You" da banda The Rembrandts, o grupo de seis amigos pousa em um sofá na frente de uma fonte, dançando em volta dela, entrando dentro dela, se molhando e se divertindo enquanto os seus nomes aparecem na tela, é leve, é engraçado, e é com certeza uma das aberturas mais famosas de todos os tempos, o que em partes também ajudou essa ser uma das séries mais populares de todos os tempos. Duas curiosidades sobre essa abertura é que a entrada na fonte e as coisas que os personagens fazem nela foi totalmente improvisado pelos atores, que tinham acabado de passar por um dia longo de gravação e estavam genuinamente apenas relaxando, a música que acompanha as cenas nem sequer havia sido pensada ainda, e foi escolhida bem depois, o que foi uma decisão acertada já que todo o tema da música fala sobre amizade e companheirismo. A segunda curiosidade é que essa abertura quase não foi ao ar, com a emissora achando a dança dos amigos anárquica demais, e querendo apenas colocar fotos deles na fonte com os nomes dos atores aparecendo, mas o produtor insistiu em deixar como estava argumentando que a abertura era jovem e representava o espirito da série, com eles mais tarde colocando cenas das temporadas no meio da abertura. A abertura de Friends é uma das mais parodiadas e reconhecíveis da história da televisão, e não tem ninguém que não faça os quatro palminhas quando ela esta passando.
8.Six Feet Under
Para uma série que fala diretamente sobre a morte, com uma funerária como ponto principal, essa abertura consegue trazer muito bem toda essa temática. Com uma música composta por Thomas Newman, que venceu o Emmy de melhor música tema e o Grammy de melhor arranjo musical para música tema, com esse instrumental, a abertura nos dá todo o tom macabro e dramático da série, com imagens dos serviços da funerária sendo feitos, o recebimento do corpo, a limpeza do corpo, o caixão sendo tirado do carro funerário, lápides para todos os lados, tudo isso enquanto vários paralelos entre vida e morte são mostrados, como um corvo voando, o céu azul sendo mostrado, uma flor saudável morrendo, até chegarmos na cena final onde vemos uma árvore, e o título da série aparecendo embaixo, figurativamente a sete palmos dela, com a árvore representando a vida, e o trabalho dos personagens principais, a morte. Não só a música é perfeita para mostrar o tom macabro das imagens, como o trabalho de montagem também é muito bem feito, com toda aquela rotina da funerária sendo apresentada da forma mais pálida possível, com a fotografia toda fria representando completamente o tom dessa série dramática. Considerando que a abertura da série aparece apenas depois da morte daquele episódio, é perfeita toda a estética fúnebre dela, que tem uma dos melhores instrumentais de uma série moderna, e ganha o oitavo lugar.
7.The Fresh Prince of Bel-Air
"Now this is a story all about how, my life gof flipped-turned outside down", provavelmente o começo de música mais memorável que já foi feita para uma série, gravada pelo personagem principal Will Smith, o rapper/ator nos conta os eventos que fizeram ele se mudar para a mansão do seu tio em Bel Air. Em uma abertura que lembra bastante os clipes da dupla de Will com o Jazz, DJ Jazzy Jeff and The Fresh Prince, com as paredes pixadas e o cenário bem alegre nas cores, tudo bem começo dos anos 90, Will nos conta como ele estava dboa apenas jogando basquete e curtindo la na Filadélfia, quando uma galera ruim começou a colar la sua quebrada, ele se envolveu em uma brigazinha e a sua mãe se assustou mandando ele para Bel Air. Vemos Will chegando em Hollywood e pegando o Taxi direto para Bel Air, o que nos resulta no clássico meme do Will todo animado vendo a mansão do Tio Phill, e depois a outra clássica cena dele batendo na porta e balançando a cabeça, o que já liga com a primeira cena do primeiro episódio, com o Joffrey recebendo o Will na porta. Essa não é só uma das aberturas mais memoráveis de toda a história, como a música tema é provavelmente a mais famosa dessa lista, tanto que por mais que Will Smith seja uma das pessoas mais populares vivas, a primeira coisa que a gente pensa quando escuta seu nome é ele girando naquele trono daquele cenário todo colorido. Fato engraçado é que tem um furo de roteiro bem grande nessa abertura, com o Jazz aparecendo como uma das pessoas com a qual o Will esta jogando basquete, quando na série eles se conhecem apenas em Bel Air, mas a gente releva Mais de 20 anos depois as pessoas ainda sabem palavra por palavra dessa abertura que ganha seu lugar aqui.
6.American Horror Story (Asylum)
American Horror Story, a série de antologias de horror que começou em 2011, sempre deu o tom perfeito de terror para o que seriam suas temporadas através das suas aberturas. Como cada temporada tem uma história completamente diferente, a abertura também é diferente a cada nova temporada, mostrando os elementos que aquela temporada vai usar na sua trama, seja fantasmas, bruxaria vodu, demônios, loucura, e muitas outras coisas. Todas as aberturas tirando são embaladas ao som de um instrumental macabro bem música industrial, composta por ninguém menos do que Charlie Clouser do Nine Inch Nails, e eles não poderiam ter escolhido alguém melhor, visto que todo o tom das músicas da banda casam perfeitamente com todo o clima que AHS tem. Apesar da minha abertura favorita ser a de Coven, para mim não tem um debate que a mais assustadora é a de Asylum, só a temática de hospital psiquiátrico já é um cenário que causa um pouco de medo em qualquer um, mas as imagens de espíritos rondando aquele local cheio de pessoas loucas, com imagens fazendo alusão ao filme Exorcista e tudo, faz com que essa abertura seja a mais aterrorizante já criada para a série. Além de todo o clima de terror, outro fato bem interessante sobre essas aberturas são que tem várias pistas sobre o que vai acontecer ao longo da história, com você podendo pegar várias referências visuais a plot twists que acontecem durante a temporada depois que você assiste ela inteira. A coleção de imagens de AHS nunca falha em te deixar intrigado a querer ver mais sobre o que aquela temporada tem para mostrar, sendo as melhores aberturas para qualquer série de terror já produzidas.
5.True Blood
Pântanos, caipiras, igrejas cristãs, possessões, racismo, muito sexo e muito sangue, todos os elementos que cercam a série de vampiros True Blood, sendo apresentadas já na sua abertura. Ao som de música "Bad Things" de Jace Everett, que agora é sempre associada a essa série, com um rock bem sulista, com solo de guitarra e tudo, temos uma das aberturas mais intensas que você vai ver em qualquer série, nos apresentando todo o clima da cidade de Louisiana onde a série se passa, mostrando que ali não é um lugar fácil de se viver. Ao som desse rock pesado temos imagens de igrejas onde pastores pregam de forma fervorosa, pessoas nessa mesma igreja tendo possessões, imagens da policia batendo em protestantes negros, imagens de animais mortos na estrada, inclusive a de uma raposa sendo decomposta por vários vermes, um garoto se alimentando de uma fruta vermelha que deixa sua cara toda lambuzada de vermelho, várias cenas em bares que mostra mulheres dançando de forma sensual e brigas entre caipiras, temos até uma placa com "God Hates Fangs" mostrando a intolerância daqueles sulistas para com os vampiros, e tudo se encerra com um batismo sendo feito a noite com a batizada se debatendo e procurando por ar depois de ter sua cabeça afundada no rio, tudo isso intercalado com vários cenas de sexo que duram apenas alguns milésimos de segundos. Trazendo sexo, religião, e fanatismo de todos os tipos, True Blood é uma das aberturas mais energéticas e diretas que existem, te deixando animado em todo começo de episódio. Sabe aquela história de que uma abertura pode te vender uma série??? aconteceu comigo, eu só comecei a ver True Blood porque eu vi a abertura antes e achei muito maneira.
4.Mad Men
A abertura de Mad Men é uma das mais históricas da televisão, pois foi uma das primeira a usar animação para incorporar um estilo visual para uma série. A abertura é bem simples, um homem sem rosto, de terno e gravada, entra em seu escritório, coloca sua maleta no chão, de repente tudo começa a desmoronar e cair, até o próprio homem começar a cair de um prédio enquanto é cercado por vários anúncios e outdoors com vários produtos sendo mostrados, até um corte acontecer antes do homem atingir o chão, com ele sendo mostrado sentado fumando um cigarro, enquanto o título da série aparece em vermelho e preto. A abertura é inspirada na abertura do filme North By Northwest do Alfred Hitchcock, que é repleta de arranha céus, e também no pôster do filme Vertigo do mesmo diretor, com o produtor da série Matthew Weiner listando Hitchcock como uma das grandes inspirações para essa série. Em menos de 40 segundos essa abertura mostra perfeitamente a personalidade do personagem principal Don Draper, ele é um homem sem propósito, que vê tudo desabar a sua volta, com vários anúncios de mulheres sendo mostrados em torno dele, fazendo uma referência as várias mulheres que ele seduz ao longo do show, cai por um prédio com uma propaganda de cerveja, mostrando seu alcoolismo, por uma imagem de uma família, mostrando sua família se despedaçando, e antes dele se espatifar ele esta lá sentado fumando um cigarro, mostrando que apesar de tudo ele ainda mantém sua coolzisse. Com uma música memorável chamada "A Beautiful Mine" do músico RJD2, essa abertura deu toda a identidade visual a todo o material publicitário da série, foi parodiada inúmeras vezes, e ainda é usada como inspiração para outros tipos de introdução de personagens, sendo inluente até os dias de hoje.
3.Dexter
A abertura de Dexter é de longe uma das coisas mais criativas que eu já vi na minha vida. Todo o enredo da série surge em torno de um serial killer que tem que esconder esse seu lado para a sociedade, e pousar para todos como apenas mais uma pessoa normal no meio da multidão, e a abertura da série nos mostra isso com o personagem principal realizando inúmeras tarefas mundanas pela manhã, mas com um tom macabro sobre todas elas. A primeira coisa que vemos é um mosquito picando o protagonista, que dá um tapa nele, sorrindo de forma bem estranha ao fato dele ter matado o mosquito. Em seguida vemos ele se barbeando e se cortando no processo, cortando um pedaço de bife para assar, comendo ovos com ketchup, moendo café, fazendo suco de polpa, passando fio dental, e se vestindo para sair de casa, apenas mais uma pessoa normal no meio das outras, aparentemente... a genialidade toda dessa abertura vem dos closes que eles dão nas coisas que o Dexter esta fazendo, porque faz tudo que o personagem principal esta fazendo te incomodar, como se tivesse algo de errado com ele, mesmo que ele não esteja fazendo nada de suspeito, tipo o close nos seus dedos quando ele aperta o fio dental ou esta amarrando seus sapatos, ou na força que ele coloca para moer o café, mostra que se a gente ver as coisas de outro ângulo, podemos ver bem mais, que é basicamente o ponto principal do personagem do Dexter. Também foi uma ótima escolha a música utilizada para acompanhar essa imagens, "Miami Beach Rhumba" do músico Xavier Cugat, que não é uma música horripilante, pelo contrário, tem um ritmo bem "bobo", representando o cenário ensolarado da série que se passa na Flórida, ao mesmo tempo que mostra a dualidade das duas personalidades do personagem, já que a música sozinha não é macabra, mas acompanhada com essas imagens da abertura, ela dá o tom perfeito para o clima da série. Nunca alguém botando uma camisa pareceu tão intimidador. Dexter tem talvez a abertura mais criativa de todos os tempos, e ganha a medalha de bronze aqui.
2.Os Simpsons (Temporadas 3 a 20)
Provavelmente a abertura mais famosa de toda a história, já que os Simpsons moldaram a cultura pop dos anos 90 até hoje, e continua sendo uma das melhores e mais populares coisas que a televisão já produziu, claro que com essa grandeza a sua abertura não seria nada menos do que icônica também. Na abertura dos Simpsons nós seguimos a família principal pela cidade no seu caminho de volta para casa, e aprendemos mais sobre a personalidade de cada um. Bart está de castigo escrevendo alguma frase de novo e de novo no quadro negro, mostrando seu lado rebelde, Homer sai do trabalho enquanto manuseava um material radioativo que acaba caindo na sua roupa, mostrando seu lado completamente desastrado, Marge esta fazendo as compras com Maggie mostrando que ela é a matriarca da família, e Lisa está na aula de música tocando um solo de saxofone que não era a mesma do resto da classe, mostrando que ela é inteligente demais para aquela escola. Então temos a sequência de Bart com seu skate passeando pela cidade que mostra vários personagens marcantes, Homer chegando em casa, Bart acertando seu skate no seu carro, Lisa quase atropelando ele com a bicicleta, e depois ele fugindo do carro da Marge que também quase acerta ele, para a família finalmente se sentar no sofá para então a piada do sofá daquela semana acontecer, CLÁSSICO. Essa abertura tem duas das maiores running gags da televisão, o Bart escrevendo algo diferente no quadro negro e a piada do sofá, várias piadas visuais, e até o easter egg do valor da Maggie quando o caixa passa ela na registradora, $847.63, ser o valor mensal para sustentar uma criança nos Estados Unidos, dá para ver o quando os produtores pensaram em cada piada nessa abertura com carinho. Na Temporada 21 os Simpsons mudaram a sua abertura, adicionando mais piadas, mais running gags, e deixando as piadas da primeira mais exageradas, eu sempre vou preferir a dos tempos de ouro dos Simpsons, que é bem mais sóbria (assim como a própria série), e bem mais memorável, com essa abertura levando a segunda posição, perdendo apenas para a que todo mundo sabe que é a melhor de todas.
1.Game Of Thrones
Não tem discussão, esse é o top 1. Com uma das melhores músicas temas que você vai ver em qualquer pedaço de mídia, composta por Ramin Djawadi, temos um mapa cartográfico que nos apresenta ao mundo de Westeros, passando pelos locais mais importantes da série, os reinos, os símbolos das casas, para então o título da série aparecer, em uma sequência fantástica de mais de 1 minuto e meio que não da vontade de pular nenhuma vez. Não só a música é perfeita para a animação com toda essa pegada medieval épica, como a animação é perfeita para a música, nos convidando para entrar nesse mundo e acompanhar essas famílias enquanto eles disputam o jogo de tronos. Outro detalhe legal e bem conhecido, é que o mapa muda de temporada para temporada, conforme os eventos da série acontecem, com mais lugares de destaque sendo adicionados assim que a trama vai para lá, reinos destruídos, casas assumindo o espaço de outras casas, e por assim vai. Esse mapa não é apenas visualmente muito bonito, com as engrenagens lembrando muito as obras do Leonardo Da Vinci, como bem informativo para você entender bem onde fica cada coisa ali, e aonde cada personagem que você gosta está em cada temporada, sendo basicamente um tour para dentro daquele universo, não podendo ter uma introdução melhor para a série. Eu nunca tive uma abertura favorita de série, e eu sempre ouvi as pessoas falando que a abertura de Game Of Thrones era a melhor da história, eu comecei a ver GOT esse ano, e logo na primeira vez que eu vi a abertura completa, junto com a música que eu já tinha ouvido e acho uma masterpiece, eu entendi porque as pessoas diziam isso, tudo funciona de forma perfeita não apenas para te informar sobre o mundo da série, mas para te trazer para dentro do clima daquela trama. Por isso a abertura de Game Of Thrones é a melhor da história, e eu duvido muito que vai ser superada em algum momento.
Menções Honrosas:

Comentários
Postar um comentário