Rankeando as temporadas de Breaking Bad


Eu não preciso fazer uma introdução para Breaking Bad, é Breaking Bad, é a série perfeita, e algo que eu sempre quis fazer foi rankear as temporadas dessa história de 62 episódios. Tudo bem que a série é uma história com começo, meio, e fim sem enrolação, mas eu sinto que cada temporada é um ponto diferente dessa história, e assim eu vou trazer quais foram os pontos que eu mais gostei e quais foram os que eu acho que ficaram um pouco abaixo do resto, porque no fim claro que o conjunto todo é perfeito e cada temporada da série tem momentos icônicos que ficaram na mente de todos os fãs, mas tem que ter uma melhor temporada e uma pior, e é isso que eu vou fazer aqui hoje, rankear as 5 seasons da pior a melhor.

Obs: Obviamente terão vários spoilers nesse artigo.


Quinto Lugar - A Primeira Temporada


Acho que é um consenso geral que a primeira temporada da série é a mais fraca, ela só tem 7 episódios por causa de uma greve de escritores que aconteceu, e eu acho que demorou um pouco para os produtores acertarem qual seria o tom certo da série, que nos primeiros episódios tinham um tom bem mais de comédia de humor negro com algumas cenas de drama, além de algumas storylines que nunca evoluíram direito, como a Marie ser cleptomaníaca, e eu acho o final dessa temporada, com o Tuco espancando o capanga dele lá, bem abaixo dos outros finais das temporadas. Todo o tom da temporada é bem mais leve e solto, o que até faz sentido, já que o Walter tinha acabado de entrar no negócio de Metanfetamina, e ele e o Jesse ainda não tinham a relação complicada que eles teriam mais pra frente, então tem muitas cenas dos dois apenas discutindo e brigando que nem duas crianças, o que é bom para a gente ver como eles são diferentes, e entender porque eles vão colidir no futuro. Ainda assim a temporada esta longe de ser ruim, o primeiro episódio é um dos melhores pilotos que eu já vi, nós temos a introdução do Tuco que é um dos vilões mais memoráveis da trama, a cena do Walter explodindo o escritório do Tuco é uma das mais memoráveis de toda a série, e o momento em que o Walter é obrigado a matar o Krazy 8 é para mim o momento em que a série realmente me pegou, um dos momentos mais pesados de toda a história, e a atuação do Bryan Cranston já mostrando porque ele ia colecionar Emmys. Eu também gosto como já temos alguns indícios do verdadeiro caráter do Walter aparecendo logo nesse inicio, com ele tendo reações fora da sua personalidade em alguns momentos, nos preparando para o que ele iria se tornar nas últimas temporadas, o que só mostra todo o planejamento que foi colocado nessa história. A primeira temporada é mais bem humorada, mais solta, e menos ambiciosa, porém ela passa longe de ser ruim, e dá o tom para toda a grandiosidade que vamos ver mais para frente.


Quarto Lugar - A Terceira Temporada


Aqui já é muito difícil rankear as temporadas, todas elas são sensacionais no seu próprio mérito, maaaas dessas 4 perfeitas a que eu gosto um pouco menos é a terceira. O terceiro ano de Breaking Bad é o mais dramático de toda a série, o Walter White ta a ponto de se divorciar, o Jesse perdeu a Jane e já ta bem quebrado psicologicamente, o Hank enfrenta os gêmeos e fica temporariamente paralisado como resultado disso, e no final ainda temos o problema do Gus com o Jesse. Enquanto muito dessa carga dramática é muito boa para série e rende grandes momentos de atuação, como por exemplo o Jesse dizendo para o Walter como ele vai acabar com a vida do Hank depois de tomar uma surra dele, também tem muitos momentos de drama que eu acho chato, a coisa toda da Skyler com o Ted dura tempo demais, e as cenas dela com o Walter com eles discutindo relação são o ponto mais baixo dessa temporada, eu entendo que é necessário para mostrar a vida do Walter desabando em torno dele, mas ainda assim fica chato algumas vezes. Eu também acho que essa temporada necessitava de um vilão principal, claro que temos o Gus mas ele só se manifesta como um antagonista para o Walt e o Jesse lá para o final, sendo realmente o grande vilão da quarta temporada, os gêmeos são bem carismáticos e parecem uma força da natureza, mas o tempo deles na tela dura pouco antes deles serem mortos, e ai fica meio que um vazio nessa parte do antagonista lá pela metade da temporada, o que também é um ponto negativo. Porém claro que as partes negativas são ofuscadas pelo tanto de coisa boa nessa temporada, por exemplo: os vários momentos que o Hank chega perto de pegar o White, a troca de tiros dele contra os gêmeos que é talvez a melhor cena de ação da série toda, o Aaron Paul dando um show de atuação em muitas cenas, sendo inclusive essa a temporada em que ele realmente mostrou todo o potencial dele como ator na minha opinião. O episódio da mosca, o polêmico e tão comentado, eu particularmente adoro esse episódio, sempre foi muito fã de dialogo e toda a tensão que aquele episódio constrói em torno de nada basicamente faz com que eu tenha que aplaudir quem escreveu aquilo. E claro, temos o final da temporada onde tudo fica frenético nos últimos episódios, com o Walter matando os traficantes a sangue frio, o Gus caçando o Jesse e depois resolvendo matar o White, e então o Jesse tendo que matar o Gale, no que é para mim o melhor final de temporada que Breaking Bad já fez, o cliffhanger do tiro do Jesse é sensacional, e ainda bem que eu não tive que esperar um ano para ver o desfecho daquilo como as pessoas que viram a série quando ela estava no ar. A terceira temporada é quando as coisas realmente começam a sair do controle do Walter e todos os personagens estão a flor da pele, pode ter muito drama para o gosto de alguns e pouco perigo imediato, mas é tudo compensado no final e dá o tom perfeito para a temporada que vem depois dela.


Terceiro Lugar - A Segunda Temporada


A segunda temporada começa imediatamente aonde a primeira parou, o Tuco ta mais instável do que nunca, com um plano de matar o Jesse e ir para o México com o Walter fazer metanfetamina, e parece que eles não vão ter saída até que chega o Hank salvando eles no último minuto. Temos a entrada da Jane no elenco, que é um dos personagens mais importantes para Breaking Bad e um dos meus favoritos, o Gus Fring que é de longe o melhor antagonista da série e você percebe toda a aura dele nos primeiros segundos dele em tela, o Mike que é o cara mais badass de todo o universo de Breaking Bad, e o Saul Goodman, meu personagem favorito da série, inclusive esse era um problema que eu tinha na primeira temporada, apesar de eu gostar bastante do Walter e do Jesse eu não conseguia me identificar tanto com a personalidade deles, e então entra esse advogado de roupa colorida fazendo um monte de piadas e eu logo pensei "ok esse é meu personagem na série". Para mim é nessa segunda temporada que o Breaking Bad realmente toma forma, o Jesse sai de ser apenas um cara imaturo na primeira temporada para mostrar ser um personagem bem mais complexo nessa segunda, o Walter que tinha feito algumas coisas questionáveis antes cruza todos os limites nessa segunda quando mata a Jane, a morte mais importante de toda a série, para mim é naquele momento que não tem mais volta para o Walter White de antes e é só questão de tempo para ele se transformar em um monstro, no que é uma das melhores cenas de toda a série. Também é nessa temporada que as coisas começam a aparecer para a Skyler que fica cada vez mais desconfiada do Walter até ter aquela cena do celular e ela de maneira chocante deixar ele no fim da temporada. E o que falar sobre o urso cor de rosa???? um dos maiores cliffhangers da história, com você não entendendo absolutamente nada daquele cena de crime em preto e branco com só aquele urso de pelúcia queimado em colorido, para então na última cena da temporada a gente descobrir que o pai da Jane faz dois aviões colidirem porque ele esta triste com a morte da sua filha, que foi causada pelo Walter White, é perfeito para mostrar todo o caos que aquele homem já esta criando com suas ações ao mesmo tempo que é um ótimo jeito de deixar você no suspense a temporada toda. A segunda temporada é onde toda a série começa a se destacar das outras em storytelling, atuações, personagens complexos, e momentos chocantes, e para mim é a melhor das 3 primeiras, só perdendo para essas duas últimas, porque é muito difícil competir com elas.


Segundo Lugar - A Quinta Temporada


A quinta temporada é dividida em duas partes distintas mas eu vou considerar ela como uma coisa só. A primeira parte é a ascensão do Walter White no mundo das drogas, sem o Gus e com os contatos dele o nome Heisenberg é uma lenda no mundo da metanfetamina e o Walter finalmente tem todo o respeito e poder que ele sempre sonhou ter. A segunda parte é a inevitável queda do Walter que todos nós estávamos esperando ver acontecer desde a segunda temporada, e eles não decepcionaram em fazer tudo ao redor do Walter desmoronar em apenas um episódio. Ozzymandias é o melhor episódio já feito em qualquer série, não existe hora mais perfeita do que aquela, com momentos chocantes acontecendo um atrás do outro, sem você nem ter tempo de respirar até o episódio acabar e parecer que tudo aquilo aconteceu em apenas 5 minutos, eu vou escrever um artigo inteiro sobre ele um dia. Depois desse episódio os dois que seguem são igualmente fantásticos, com Granite State sendo o "dia seguinte" de todos os personagens depois de todos os eventos que acabaram de ocorrer, Walter completamente quebrado cheio de dinheiro mas com família nenhuma, finalmente pronto para se entregar, até ele ver aqueles dois enterrando o nome dele na televisão, a música tema da série finalmente tocando e ele pronto para se tornar o Heisenberg uma última vez, uma das cenas mais badasses que a série já fez. E temos Felina, o grande final que todo mundo esperava com o Walter resolvendo as coisas do melhor jeito possível, conseguindo dar o dinheiro para a sua família, salvando o Jesse dos neo- nazistas, e morrendo em paz sabendo que no final ele conseguiu o que ele subconscientemente queria a série toda, ninguém jamais vai esquecer seu nome. Outros pontos de destaque são o momento que o Hank finalmente descobre, eu estava esperando isso a série toda e não me decepcionou, o confronto dele com o Walter na garagem que é a melhor atuação do Dean Norris a série toda, a morte do Mike que para muitos é o momento em que o Walter finalmente perdeu elas, só mostrando o quanto o ego daquele homem esta desenfreado, e a reação do Jesse quando ele descobre que o Mr. White envenenou o Brock e depois quando o Walter diz para ele que matou a Jane, também duas coisas que eu queria muito ver acontecendo e foram na hora perfeita. O Aaron Paul em si é um destaque a parte nessa temporada, ele ta fazendo atuação foda atrás de atuação foda, sendo quebrado de todas as formas possíveis, até finalmente ter a sua liberdade na clássica cena dele saindo gritando igual um louco dirigindo (que o El Camino deu uma estragadinha). Eu adoro como essa temporada final dá tudo o que cada pessoa podia possivelmente querer, se você queria ver o Hank prender o Walter, bem, ele prende ele, por alguns minutos, se você queria ver o Walter derrotado e sem nada, é exatamente assim que ele está no final, e se você queria ver ele vencer, ele tecnicamente vence também, só não da forma que ele pensou que seria, mas ele conseguiu dar o dinheiro para a sua família como era o plano original e botar seu nome na história. É uma última temporada perfeita, cada personagem ganha o final que ele merece e dá para ver que os escritores guardaram suas melhores cartas para esse final, nos dando a conclusão perfeita para uma história que havia sido contada de forma perfeita até ali. 


Primeiro Lugar - A Quarta Temporada


O primeiro lugar é por questão de gosto mesmo, eu acho a quarta e a quinta temporada igualmente perfeitas no mesmo nível, mas eu gosto um pouquinho mais da quarta e por isso ela é minha primeira posição. A quarta temporada é adrenalina pura, depois de o Jesse matar o Gale no final da terceira, nós somos presenteados com um dos melhores episódios da série, onde o Gus finalmente mostra do que é capaz matando o Victor com o abridor de caixas, se tornando finalmente o grande antagonista para o White, com o protagonista percebendo que os seus dias estão contados e que ele precisa fazer alguma coisa. Enquanto isso o Jesse fica ainda mais quebrado emocionalmente devido ao peso de matar o Gale, se tornando cada vez mais volátil, fazendo com que o Gus trace um plano não só de dar um propósito novo para o Jesse como substituir o Walter por ele. Inclusive essa é a temporada do Gustavo Fring, a gente vê a trágica backstory dele, torce por ele, vê o quanto aquele homem é um badass quando ele se vinga do cartel inteiro com um plano genial, e temos uma despedida ao nível do seu personagem em Face Off, quando temos uma das mortes mais emblemáticas de qualquer série, aquele segundo em que o Gus entende o que esta acontecendo e grita antes de ser explodido é estranhamente satisfatório, e ainda temos em seguida a clássica cena dele sem metade da cara ajeitando sua gravata como um fodão antes de finalmente morrer, uma cena bem fora do estilo de Breaking Bad mas que caiu de forma perfeita ali, e tornou essa a morte mais memorável de toda a trama. Eu também adoro a dinâmica entre o Jesse e o Mike, não era uma dupla que eu sabia que eu precisava ver, mas é muito divertido ver eles juntos, e é bom ver o Jesse crianção das primeiras temporadas ainda vivo no Jesse da quarta temporada quando ele fica irritando o Mike. O plano do White de envenenar o Brock e culpar o Gus falando que o Gus envenenou o Brock para culpar ele é uma das piores e mais geniais coisas que ele faz na série, é o momento em que ele está mais acuado e parece que a sua inteligência foi vencida pela do Gus, e então ele vem com essa solução extremamente improvável que é a chave para que ele consiga o Jesse de volta ao seu lado e vença o Gus, derrubando seu império. Para mim as duas melhores cenas de toda a série estão nessa temporada, o discurso "i am the danger" do Walter White, onde ele mostra o que ele virou de forma bem clara para a Skyler, um homem intimidante totalmente diferente do Walter do inicio, e a cena do Crawl Space, onde o Walter no seu pior totalmente vencido e ironicamente sem dinheiro depois de passar a temporada toda com mais dinheiro do que ele podia gastar, rindo maniacamente enquanto a tensão sobe mais e mais, são duas atuações que mostram perfeitamente porque nenhum ator estava nem remotamente perto do Brian Cranston naquela época, são duas cenas tão perfeitas que parece que é até ilegal elas existirem. Tudo que eu gosto em Breaking bad esta no seu melhor aqui nessa quarta temporada, grandes diálogos, grandes momentos, um vilão tão ou mais inteligente que o protagonista, e várias situações que não parecia haver saída para o Walter apenas para ele conseguir reverter a situação com a sua inteligência, essa temporada toda é um jogo de xadrez entre ele e o Gus e esse é o momento de Breaking Bad que eu mais adorei. Como eu disse eu acho o final da série perfeito, cobrindo tudo o que tinha que cobrir, mas eu não me incomodaria nem um pouco se a série acabasse naquele "i won" do Walter White no último episódio, teria sido igualmente incrível. 


E esse é o meu ranking das temporadas da química do mal. Eu ainda vou fanboyzar bastante sobre Breaking Bad nesse blog, fazer uma lista dos meus episódios favoritos, personagens, momentos, a coisa toda, então até a próxima vez. 

Comentários